PROJETO DE LEITURA


PROJETO HORA DA LEITURA



“Navegando no mundo da leitura”






Introdução



A oficina escolhida passa a ser um desafio, onde tenho a função de introduzir os alunos no mundo da leitura, fazendo com que eles mergulhem no mundo das diversas literaturas oferecidas a sua idade, a oportunidade de adquirir o gosto pela leitura, deve ser iniciada ainda na infância. A busca por tal fator é dificultoso, pois vivemos em um universo de pais trabalhadores sem tempo para contar um historia ao lado da cama de seus filhos, pais e professores devem trabalhar em conjunto, com a mesma finalidade, incentivar o gosto pela leitura. Esta oficina trará enriquecimento e promoverá a cultura da paz pelo desenvolvimento de atitudes de autorrespeito, respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo.

Tal trabalho buscará promover assim o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola, a comunidade e sociedade.

O trabalho ocorrerá inicialmente de forma sucinta para que todos possam mergulhar juntos no um mundo da leitura, atendendo a necessidade de aprendizagem dos alunos e a positividade da imagem do mesmo.

As aulas deverão ocorrer em um espaço silencioso sala de leitura/biblioteca ou um espaço que seja adequado à aula.

Os materiais utilizados serão livros, filmes que incentive a leitura, se houver computadores para incentivo a pesquisa de livros e leitura de livros digitalizados.

A avaliação será formativa e qualitativa: nessa modalidade, a professora acompanhará o estudante metodicamente ao longo do processo educativo, podendo saber, em determinados períodos, o que o aluno já aprendeu em face dos escopos indicados, ou numa analise crítica à educação tradicional, em face dos conteúdos trabalhados.

durante o ano letivo acompanharemos os resultados dos alunos e saberemos se estão se transformando em direção aos objetivos almejados.

O engajamento das áreas do conhecimento faz parte de um todo na aprendizagem do aluno, mas os temas levantados em sala de aula poderão ser usados nas oficinas, ou as oficinas se transformarão em aulas das respectivas disciplinas.





PROJETO

HORA DA LEITURA

1. Tema



Navegando no mundo da leitura





2. Justificativa



A necessidade de formar bons leitores e escritores.



3. Objetivos



• Gerais

Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem. Familiarizá-las com as histórias. fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura. Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, se relacionando com os textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irão ler. Proporcionar situações de leitura compartilhada.



• Específicos



Favorecer espaço de prazer e respeito à criança.

Construir espaço de liberdade e vontade de ler.

Auxiliar no desenvolvimento de múltiplas inteligências, criatividade e sociabilidade.



4. Anos

De 2ª ao 9ª ano



5. Públicos Envolvidos e Suas Funções No Projeto



Professores * Função: selecionar um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária. Estimulá-los a realizar com frequência e regularidade a leitura de diferentes histórias aos alunos. Instigá-los a compartilhar suas impressões sobre as histórias lidas e a favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinar sobre as histórias ouvidas e a manifestar sentimentos e ideias. Fazer com que exponham preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade de as crianças avaliarem as histórias. Orientá-los na seleção textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura. Fazer com que permitam que as crianças apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura. Incentivá-los a compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para o melhor entendimento do texto.

Diretores * Função: Fazer com que organizem espaços coletivos para o usufruto da leitura dentro da escola. Incentivá-los a promoção de rotinas para o usufruto da leitura dentro e fora da escola. Fazer com que incentivem a prática de leitura entre os funcionários da escola. Fazer com que incentivem o empréstimo de livros para as crianças e seus familiares. Incentivá-los a garantir que o conteúdo deste projeto esteja assegurado como pauta nos encontros de formação dos professores.

Coordenação * Função: Fazer com que observem a qualidade do acervo de livros e problematizem a escolha dos títulos que serão lidos às crianças. Orientá-los no apoio ao planejamento do professor, enfocando a leitura como atividade diária na escola e pensando em: - qualidade de texto; - leitura em voz alta; comportamentos leitores envolvidos nesta modalidade. Fazer com que orientem o professor na organização e utilização sistemática da biblioteca da sala de aula. Incentivá-los a apoiar e orientar o planejamento de uma atividade ou roda de leitura antes, durante e depois da leitura.

6. Conteúdos



Participação em situação de conto e leitura de histórias. Escuta atenta e interessada de histórias. Observação e manuseio de livros. Orientações didáticas para a realização de leituras para as crianças. Comportamentos leitores envolvidos na leitura por prazer. Atividade permanente de leitura. Concepção de leitura, alfabetização e cultura escrita. Comportamentos leitores envolvidos na leitura por prazer. As modalidades organizativas do tempo didático: projetos sequencias de atividades e atividades permanentes. Planejamento da roda de leitura. A leitura de textos memorizados. A leitura pelo professor: leitura em voz alta e leitura compartilhada. Planejamento das reuniões pedagógicas. Diferença entre dinâmicas e estratégias formativas. A resolução de problemas profissionais como princípio da formação continuada. O conhecimento didático como matéria prima da formação de professores. Condições institucionais para a formação de leitores. O papel do gestor na formação de uma comunidade leitora.



7. Tempo de Duração



Doze meses.



8. Recursos didáticos

Espaço adequado, mesas, cadeiras, estantes, livros, letras soltas do alfabeto, papel, lápis, números de 0 á 9 e borracha, TV, DVD, CD, filmes que incentive a leitura e computador.



9. Desenvolvimento



Primeira etapa, reformar uma sala ou um espaço adequado ao ambiente de leitura, pedir para cada aluno doar um livro com histórias infantis, gibi etc., revisão de todo o material que foi recolhido, para que não haja constrangimento posterior. Espalhar as mesas na sala, colocar as estantes e arrumar os livros na altura que os alunos tenham acesso. Fazer a colagem de varias letras soltas do alfabeto e números de 0 á 09 pela sala. Segunda etapa apresentar o local para os funcionários e em seguida apresentação aos pais (realização de uma reunião de pais na sala: na reunião deve se fazer o convite aos pais que queiram ajudar a monitorar a sala ). Terceira etapa apresentação aos alunos, que conheceram o espaço onde desenvolveram atividades de leitura. Quarta e última etapa o professor deve fazer leituras na sala envolvendo os alunos, para que cause o prazer da leitura e assim despertando o gosto pelo aprendizado.

10. Avaliação



A avaliação deverá acontecer através de abordagem qualitativa, a coleta de dados se realiza através da obtenção de respostas de relatórios individuais dos participantes.








Autora
Ana Maria dos Reis




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