Plano Anual do 1º ano do Ensino fundamental I
PLANO
ANUAL
1º
ano do Ensino Fundamental
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos
Gerais
No
decorrer do ciclo, os alunos deverão ser capazes de:
● integrar
uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de
leitura e escrita;
● adequar
seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o
contexto e os interlocutores;
● ler
diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e
às características dos diversos gêneros;
● escrever
diferentes textos, selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções.
Expectativas
de Aprendizagem
Que
os alunos sejam capazes de participar de situações de:
●
participar de situações de intercâmbio oral do cotidiano escolar ( como, por
exemplo, rodas de conversa, rodas de leitura, rodas de estudo, etc. ), ouvindo com atenção, formulando perguntas e
fazendo comentários sobre o tema tratado;
●
planejar sua fala adequando-a a diferentes interlocutores em situações
comunicativas do cotidiano escolar ( como rodas de conversa, rodas de leitura,
rodas de estudo, entre outras );
●
apreciar textos literários e participar dos intercâmbios posteriores à leitura
em diferentes situações como, por exemplo, roda de leitores;
●
ler ― com apoio do professor ou colegas ― diferentes gêneros ( como, por
exemplo, contos, textos instrucionais, textos expositivos de divulgação
científica e notícias) com diferentes propósitos, apoiando-se em conhecimentos
sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do
sistema de escrita;
●
ler por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções,
trava-línguas, ainda que seja por um procedimento de ajuste do falado ao
escrito;
●
ler por si mesmo textos diversos como placas de identificação, listas,
manchetes de jornal, legendas, histórias em quadrinhos, tirinhas, rótulos,
entre outros, utilizando- se de índices linguísticos e contextuais para
antecipar, inferir e validar o que está escrito;
●
compreender o funcionamento do alfabético do sistema de escrita, ainda que
escreva com algumas falhas no valor sonoro convencional;
●
escrever alfabeticamente textos que se costuma saber falar de cor, tais como:
parlendas, adivinhas, canções, trava-línguas, entre outros, ainda que com
algumas falhas no valor sonoro convencional;
●
participar de escritas coletivas ditando para o professor ou colegas, trechos
de contos conhecidos, considerando as ideias principais do texto fonte, assim
como algumas características da linguagem escrita e do registro literário desse
texto;
●
participar de situações de produção de textos de autoria ( como bilhetes,
cartas, verbetes de curiosidades, entre outros ) e de complementação de histórias cujo final
se desconhece, realizadas de maneira coletiva ou em grupos de alunos, ditando
para o professor ou colegas;
●
no processor de reescrita de textos de autoria: planejar o que vai escrever
considerando o contexto de produção; reler o que está escrevendo, tanto para
controlar a progressão temática quanto para avançar nos aspectos discursivos e
textuais;
●
participar de situações de revisão coletiva de textos depois de finalizada a
primeira versão.
Conteúdo
Programático
1º Bimestre:
● identidade;
● leitura diária
do professor;
● escrita do
nome, nome dos colegas e familiares;
● alfabeto;
● ordem
alfabética;
● escrita
espontânea;
● modelos e
construção de listas com campo semântico;
● exposição oral
sobre os trabalhos (explicar, argumentar);
● ordenar
figuras numa sequência (oral);
● reconto de
histórias;
● ditado
interativo de um mesmo campo semântico;
● confecção de
agenda;
● leitura de diversos
gêneros textuais.
2º bimestre:
● leitura diária
do professor;
● escrita de
nomes;
● modelos e
construção de listas com campo semântico;
● construção da
escrita;
● ordem
alfabética (nome, listas...)
● escrita
espontânea (listas, parlendas, cantigas...)
● exposição oral
sobre os trabalhos (explicar, argumentar);
● ordenar
figuras numa sequência (oral);
● reconto de
histórias;
● ditado
interativo de um mesmo campo semântico;
● produção
coletiva de texto oral e escrita/professor como escriba;
● leitura de diversos
gêneros textuais.
3º Bimestre:
● leitura diária
do professor;
● escrita de
textos que conhece de memória tais como: canções, trava-línguas, parlendas,
advinhas, etc.;
● entrevistas;
● finalização
oral de conto;
● dar um fim
para a história (oral);
● exposição oral
sobre os trabalhos (explicar, argumentar);
● reconto de
histórias;
● ditado
interativo de um mesmo campo semântico;
● produção
coletiva de texto oral e escrita o professor como escriba;
● leitura de diversos
gêneros textuais.
4º Bimestre:
● leitura diária
do professor;
● produção
coletiva de texto oral e escrito/ professor como escriba;
● nome completo;
● escrita
espontânea;
● construção de
lista com campo semântico;
● exposição oral
sobre os trabalhos;
● ordenar
figuras numa sequência;
● reconto de
histórias;
● entrevista;
● legenda;
● leitura de diversos
gêneros textuais.
Estratégias
Dobraduras,
filmes, livros paradidáticos e didáticos como apoio, caça-palavras,
cruzadinhas, palavras e parlendas lacunadas, ordenar palavras e parlendas
crachás, cartazes, jogos (bingo, dominó, memória, etc.), material da sala de
aula, alfabeto móvel, trabalhos individuais, em duplas, e em agrupamentos,
conforme a fase de produção de escrita da criança, informática e ditado
interativo e de auditório e maleta da leitura.
Avaliação
Processual
formativa e continua, feita por meio de registros e sondagens de acordo com o
desenvolvimento de aprendizagem de cada aluno.
Projeto
Didático
●
Brincadeiras Tradicionais;
●
Índios do Brasil: conhecimento de algumas etnias.
Projeto
Pedagógico
●
Projeto Leitura;
●
Projeto Bichodário.
Passeios
●
Parque Regional Jaçatuba;
●
Zoológico;
●
Coop;
●
Museu Cata-vento.
MATEMÁTICA
Objetivos
Gerais
No
decorrer do ciclo, os alunos deverão ser capazes de: compreender que os
conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade; utilizar os
conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a
partir de sua própria curiosidade; observar aspectos quantitativos e
qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre
eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às medidas, ao espaço
e às formas, ao tratamento das informações, resolverem situações-problemas
orais, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e chegar soluções
comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos, argumentar sobre
suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral, sentir-se seguro para construir
conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções e
interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para
situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprendendo com eles.
Expectativas
de Aprendizagem
Que os alunos
sejam capazes de:
● identificar escritas numéricas
relativas a números familiares e frequentes;
● reconhecer a utilização de números
no seu contexto doméstico formulando hipóteses sobre sua leitura e escrita;
● utilizar estratégias de contagem
com apoio de objetos;
● realizar a contagem de objetos (em
coleções móveis ou fixas) pelo uso da sequência numérica oral, bem como:
escalas ascendente e descendente, de 1 em 1, de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5,
de 10 em 10 e comparar números;
● utilizar calculadora simples;
● representar a localização de objetos
na sala de aula ( identificando pontos de referência para indicar a localização
);
● descrever a movimentação de objetos em
sala de aula;
● indicar como se movimentar no espaço
escolar e chegar a um determinado local da escola, por meio de desenhos (
leitura de croquis, identificando posicionamento e movimento );
● indicar como se movimentar no espaço
escolar e chegar à um determinado local da escola, por meio de desenhos e
oralmente;
● relacionar dia, mês e ano presentes
na escrita de uma data, explorando o calendário;
● reconhecer algumas cédulas e
moedas do Sistema Monetário Brasileiro usado no dia a dia;
● identificar que um dia tem 24
horas;
● usar régua em algumas medidas
simples de comprimento;
● preencher fichas de identificação
pessoal com dados como idade, altura, número de irmãos, peso, etc.;
● ler dados apresentados em tabelas
simples com números de telefone de pessoas;
● ler tabelas simples com números
familiares da vida da criança e preenche- los;
● fazer observações sobre condições
do tempo e registrá-las em tabelas simples.
● construir procedimentos para comparar
a quantidade de objetos de duas coleções;
● analisar, interpretar e resolver
situações-problema com diferentes significados do campo aditivo por meio de
estratégias pessoais;
● utilizar em situações-problema a
função ordinal do número;
● analisar, interpretar e resolver
situações-problema com diferentes significados do campo multiplicativo por meio
de estratégias pessoais;
● indicar semelhanças, diferenças e
características entre as formas dos objetos tridimensionais de seu cotidiano e
relaciona- los às formas planas e representa- los com material manipulado;
● reproduzir figuras planas em malhas
quadriculadas, relacionar figuras planas com formas geométricas
tridimensionais;
● utilizar o Tangram para compor e
decompor figuras planas;
● identificar comprimentos, utilizando
passos, palmos e também a fita métrica;
● realizar estimativas relativas a
medições;
● identificar capacidades, utilizando
recipientes diversos e também o litro;
● identificar massas utilizando balanças
e conhecendo o quilograma;
● identificar objetos que podem ser
comprados por unidades de massa ou capacidade;
● realizar estimativas relativas a
medições;
● ler e organizar dados em tabelas
simples e duplas apresentando resultados de observações gerais.
Conteúdo
Programático
1º Bimestre
● identificação
de números nos diferentes contextos (agenda, datas, calendário, peso, idade,
número de roupa);
● sequência
numérica ( 0 à 50);
● situação-problema
(oral);
● regularidade
numérica;
● contagem oral com
o apoio de objetos;
● tabelas
(leitura e interpretação oral);
● leitura e
escrita de números naturais;
● cálculo
mental;
● localização;
● comparação de
números.
2º Bimestre
● localização;
● pontos de
referências;
● comparar
números e identificar;
● situação-problema
(oral);
● grandezas e
medidas;
● calendário;
● contagem oral
em escalas;
● leitura e
escrita de números naturais;
● identificação
de números em diferentes contextos;
● cálculo mental
com divisões e multiplicações (oralidade);
● sequência
numérica 0 a 50;
● utilizar calculadora;
● leitura e interpretação
de tabelas simples;
● moedas e
cédulas do Sistema Monetário Brasileiro.
3º Bimestre
● situação-
problema;
● realizar
contagem com objetos de 1 em 1, 2 em 2,...oralmente;
● espaço e
forma;
● sucessor e
antecessor;
● problemas que
envolvem divisões;
● calendário;
● sequência
numérica e regularidade numérica;
● tabela (leitura,
interpretação e construção);
● cédulas e
moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
4º Bimestre
● tabelas e
gráficos;
● medidas com
uso da régua;
● identificação
de números em diferentes contextos;
● cálculo mental
com divisões e multiplicações oralmente;
● situação-problema;
● calendário;
● localização;
● agrupamento;
● números/
contagem;
●
sequência numérica 1 até 100;
●
espaço e forma;
● tabelas e
gráficos (leitura, interpretação e construção);
Estratégias
Dobradura,
brincadeiras, dominó, palitos de sorvete, jogos , recorte de encartes de
supermercados, jogo da memória e desafios estimativas.
Avaliação
Processual
e continua, feita por meio de registros e sondagens de acordo com o
desenvolvimento de aprendizagem de cada aluno.
Projeto
didático:
EMAI – Ensino da
Matemática nas séries iniciais.
HISTÓRIA/ GEOGRAFIA
Objetivos
Gerais
Em
relação ao conteúdo de história espera-se que o aluno possam organizar
conceitos e imagens de acordo com uma cronologia de acontecimentos a partir de
sua vida cotidiana se situando de forma interativa como agente modificador de
sua própria história, como sujeito histórico de seus próprios relatos.
Expectativas
de Aprendizagem
Que os alunos sejam
capazes de compreender a singularidade de suas origens no resgate da sua
identidade.
No brincar,
possibilitar que as crianças se organizem autonomamente, estabelecendo relações
entre hábitos culturais tradicionais e contemporâneos por meio das brincadeiras,
e proporcionar as crianças a oportunidade de aproximarem das culturas dos povos
indígenas brasileiros seus costumes e valores.
Conteúdo Programático
O conteúdo de História/
Geografia, será contextualizado no decorrer do ano letivo de 2015, ao longo dos
quatro bimestres, por meio dos projetos didáticos desenvolvidos no programa
“Ler e Escrever”, tais como:
● Identidade;
● Projeto Brincadeiras (resgate oral e
escrito das brincadeiras antigas e seus respectivos brinquedos culturais);
● Projeto Índio (resgate oral e escrito
da cultura indígena).
CIÊNCIAS
Objetivos
Gerais
Desenvolver
cuidados simples de higiene com o corpo e o ambiente, bem como interessar-se e
demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas,
imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os
acontecimentos e compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas,
pequenos animais, plantas com objetos diversos manifestando curiosidade,
interesse e respeito.
Expectativas
de Aprendizagem
Que os alunos
sejam capazes de:
●
perceber as mudanças no corpo humano, desde a época de bebê, reconhecendo a
importância da alimentação, higiene e das atividades físicas no desenvolvimento
do corpo;
●
perceber a diferença entre economizar e desperdiçar água;
●
reconhecer a importância de desenvolver hábitos saudáveis que garantam boas
condições de saúde;
●
valorizar o meio ambiente.
Conteúdo Programático
● água e meio ambiente;
● mudanças no corpo (crescimento);
● alimentação;
● higiene;
● estações do ano.
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