Plano Anual do 1º ano do Ensino fundamental I

PLANO ANUAL



1º ano do Ensino Fundamental




LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivos Gerais

No decorrer do ciclo, os alunos deverão ser capazes de:

integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
escrever diferentes textos, selecionando os gêneros adequados a diferentes situações  comunicativas, intenções.

Expectativas de Aprendizagem

Que os alunos sejam capazes de participar de situações de:
● participar de situações de intercâmbio oral do cotidiano escolar ( como, por exemplo, rodas de conversa, rodas de leitura, rodas de estudo, etc. ),  ouvindo com atenção, formulando perguntas e fazendo comentários sobre o tema tratado;
● planejar sua fala adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano escolar ( como rodas de conversa, rodas de leitura, rodas de estudo, entre outras );
● apreciar textos literários e participar dos intercâmbios posteriores à leitura em diferentes situações como, por exemplo, roda de leitores;
● ler ― com apoio do professor ou colegas ― diferentes gêneros ( como, por exemplo, contos, textos instrucionais, textos expositivos de divulgação científica e notícias) com diferentes propósitos, apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
● ler por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, ainda que seja por um procedimento de ajuste do falado ao escrito;
● ler por si mesmo textos diversos como placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, histórias em quadrinhos, tirinhas, rótulos, entre outros, utilizando- se de índices linguísticos e contextuais para antecipar, inferir e validar o que está escrito;
● compreender o funcionamento do alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com algumas falhas no valor sonoro convencional;
● escrever alfabeticamente textos que se costuma saber falar de cor, tais como: parlendas, adivinhas, canções, trava-línguas, entre outros, ainda que com algumas falhas no valor sonoro convencional;
● participar de escritas coletivas ditando para o professor ou colegas, trechos de contos conhecidos, considerando as ideias principais do texto fonte, assim como algumas características da linguagem escrita e do registro literário desse texto;
● participar de situações de produção de textos de autoria ( como bilhetes, cartas, verbetes de curiosidades, entre outros )  e de complementação de histórias cujo final se desconhece, realizadas de maneira coletiva ou em grupos de alunos, ditando para o professor ou colegas;
● no processor de reescrita de textos de autoria: planejar o que vai escrever considerando o contexto de produção; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para avançar nos aspectos discursivos e textuais;
● participar de situações de revisão coletiva de textos depois de finalizada a primeira versão.

                                       


          
Conteúdo Programático

      Bimestre:
● identidade;
● leitura diária do professor;
● escrita do nome, nome dos colegas e familiares;
● alfabeto;
● ordem alfabética;
● escrita espontânea;
● modelos e construção de listas com campo semântico;
● exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar);
● ordenar figuras numa sequência (oral);
● reconto de histórias;
● ditado interativo de um mesmo campo semântico;
● confecção de agenda;
● leitura de diversos gêneros textuais.

      bimestre:
● leitura diária do professor;
● escrita de nomes;
● modelos e construção de listas com campo semântico;
● construção da escrita;
● ordem alfabética (nome, listas...)
● escrita espontânea (listas, parlendas, cantigas...)
● exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar);
● ordenar figuras numa sequência (oral);
● reconto de histórias;
● ditado interativo de um mesmo campo semântico;
● produção coletiva de texto oral e escrita/professor como escriba;
● leitura de diversos gêneros textuais.



      Bimestre:
● leitura diária do professor;
● escrita de textos que conhece de memória tais como: canções, trava-línguas, parlendas, advinhas, etc.;
● entrevistas;
● finalização oral de conto;
● dar um fim para a história (oral);
● exposição oral sobre os trabalhos (explicar, argumentar);
● reconto de histórias;
● ditado interativo de um mesmo campo semântico;
● produção coletiva de texto oral e escrita o professor como escriba;
● leitura de diversos gêneros textuais.

      Bimestre:
● leitura diária do professor;
● produção coletiva de texto oral e escrito/ professor como escriba;
● nome completo;
● escrita espontânea;
● construção de lista com campo semântico;
● exposição oral sobre os trabalhos;
● ordenar figuras numa sequência;
● reconto de histórias;
● entrevista;
● legenda;
● leitura de diversos gêneros textuais.

Estratégias

Dobraduras, filmes, livros paradidáticos e didáticos como apoio, caça-palavras, cruzadinhas, palavras e parlendas lacunadas, ordenar palavras e parlendas crachás, cartazes, jogos (bingo, dominó, memória, etc.), material da sala de aula, alfabeto móvel, trabalhos individuais, em duplas, e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança, informática e ditado interativo e de auditório e maleta da leitura.

Avaliação

Processual formativa e continua, feita por meio de registros e sondagens de acordo com o desenvolvimento de aprendizagem de cada aluno.

Projeto Didático

● Brincadeiras Tradicionais;
● Índios do Brasil: conhecimento de algumas etnias.

Projeto Pedagógico
● Projeto Leitura;
● Projeto Bichodário.

Passeios

● Parque Regional Jaçatuba;
● Zoológico;
● Coop;
● Museu Cata-vento.
                                                               


MATEMÁTICA

Objetivos Gerais

No decorrer do ciclo, os alunos deverão ser capazes de: compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade; utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade; observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações, resolverem situações-problemas orais, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e chegar soluções comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos, argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral, sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções e interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprendendo com eles.

Expectativas de Aprendizagem

            Que os alunos sejam capazes de:
            ● identificar escritas numéricas relativas a números familiares e frequentes;
            ● reconhecer a utilização de números no seu contexto doméstico formulando hipóteses sobre sua leitura e escrita;
            ● utilizar estratégias de contagem com apoio de objetos;
            ● realizar a contagem de objetos (em coleções móveis ou fixas) pelo uso da sequência numérica oral, bem como: escalas ascendente e descendente, de 1 em 1, de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10 e comparar números;
            ● utilizar calculadora simples;
● representar a localização de objetos na sala de aula ( identificando pontos de referência para indicar a localização );
● descrever a movimentação de objetos em sala de aula;
● indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola, por meio de desenhos ( leitura de croquis, identificando posicionamento e movimento );
● indicar como se movimentar no espaço escolar e chegar à um determinado local da escola, por meio de desenhos e oralmente;
            ● relacionar dia, mês e ano presentes na escrita de uma data, explorando o calendário;
            ● reconhecer algumas cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro usado no dia a dia;
            ● identificar que um dia tem 24 horas;
            ● usar régua em algumas medidas simples de comprimento;
            ● preencher fichas de identificação pessoal com dados como idade, altura, número de irmãos, peso, etc.;
            ● ler dados apresentados em tabelas simples com números de telefone de pessoas;
            ● ler tabelas simples com números familiares da vida da criança e preenche- los;
            ● fazer observações sobre condições do tempo e registrá-las em tabelas simples.
● construir procedimentos para comparar a quantidade de objetos de duas coleções;
● analisar, interpretar e resolver situações-problema com diferentes significados do campo aditivo por meio de estratégias pessoais;
● utilizar em situações-problema a função ordinal do número;
● analisar, interpretar e resolver situações-problema com diferentes significados do campo multiplicativo por meio de estratégias pessoais;
● indicar semelhanças, diferenças e características entre as formas dos objetos tridimensionais de seu cotidiano e relaciona- los às formas planas e representa- los com material manipulado;
● reproduzir figuras planas em malhas quadriculadas, relacionar figuras planas com formas geométricas tridimensionais;
● utilizar o Tangram para compor e decompor figuras planas;
● identificar comprimentos, utilizando passos, palmos e também a fita métrica;
● realizar estimativas relativas a medições;
● identificar capacidades, utilizando recipientes diversos e também o litro;
● identificar massas utilizando balanças e conhecendo o quilograma;
● identificar objetos que podem ser comprados por unidades de massa ou capacidade;
● realizar estimativas relativas a medições;
● ler e organizar dados em tabelas simples e duplas apresentando resultados de observações gerais.

Conteúdo Programático

      Bimestre
● identificação de números nos diferentes contextos (agenda, datas, calendário, peso, idade, número de roupa);
● sequência numérica ( 0 à 50);
● situação-problema (oral);
● regularidade numérica;
● contagem oral com o apoio de objetos;
● tabelas (leitura e interpretação oral);
● leitura e escrita de números naturais;
● cálculo mental;
● localização;
● comparação de números.

      Bimestre
● localização;
● pontos de referências;
● comparar números e identificar;
● situação-problema (oral);
● grandezas e medidas;
● calendário;
● contagem oral em escalas;
● leitura e escrita de números naturais;
● identificação de números em diferentes contextos;
● cálculo mental com divisões e multiplicações (oralidade);
● sequência numérica 0 a 50;
● utilizar calculadora;
● leitura e interpretação de tabelas simples;
● moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro.

      Bimestre
● situação- problema;
● realizar contagem com objetos de 1 em 1, 2 em 2,...oralmente;
● espaço e forma;
● sucessor e antecessor;
● problemas que envolvem divisões;
● calendário;
● sequência numérica e regularidade numérica;
● tabela (leitura, interpretação e construção);
● cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.

      Bimestre
● tabelas e gráficos;
● medidas com uso da régua;
● identificação de números em diferentes contextos;
● cálculo mental com divisões e multiplicações oralmente;
● situação-problema;
● calendário;
● localização;
● agrupamento;
● números/ contagem;
● sequência numérica 1 até 100;
● espaço e forma;
● tabelas e gráficos (leitura, interpretação e construção);

Estratégias

Dobradura, brincadeiras, dominó, palitos de sorvete, jogos , recorte de encartes de supermercados, jogo da memória e desafios estimativas.

Avaliação

Processual e continua, feita por meio de registros e sondagens de acordo com o desenvolvimento de aprendizagem de cada aluno.

Projeto didático:

EMAI – Ensino da Matemática nas séries iniciais.



HISTÓRIA/ GEOGRAFIA

Objetivos Gerais

Em relação ao conteúdo de história espera-se que o aluno possam organizar conceitos e imagens de acordo com uma cronologia de acontecimentos a partir de sua vida cotidiana se situando de forma interativa como agente modificador de sua própria história, como sujeito histórico de seus próprios relatos.

Expectativas de Aprendizagem

Que os alunos sejam capazes de compreender a singularidade de suas origens no resgate da sua identidade.
No brincar, possibilitar que as crianças se organizem autonomamente, estabelecendo relações entre hábitos culturais tradicionais e contemporâneos por meio das brincadeiras, e proporcionar as crianças a oportunidade de aproximarem das culturas dos povos indígenas brasileiros seus costumes e valores.

Conteúdo Programático

O conteúdo de História/ Geografia, será contextualizado no decorrer do ano letivo de 2015, ao longo dos quatro bimestres, por meio dos projetos didáticos desenvolvidos no programa “Ler e Escrever”, tais como:
● Identidade;                  
● Projeto Brincadeiras (resgate oral e escrito das brincadeiras antigas e seus respectivos brinquedos culturais);
● Projeto Índio (resgate oral e escrito da cultura indígena).






CIÊNCIAS

Objetivos Gerais

            Desenvolver cuidados simples de higiene com o corpo e o ambiente, bem como interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos e compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais, plantas com objetos diversos manifestando curiosidade, interesse e respeito.

Expectativas de Aprendizagem

            Que os alunos sejam capazes de:
           ● perceber as mudanças no corpo humano, desde a época de bebê, reconhecendo a importância da alimentação, higiene e das atividades físicas no desenvolvimento do corpo;
            ● perceber a diferença entre economizar e desperdiçar água;
            ● reconhecer a importância de desenvolver hábitos saudáveis que garantam boas condições de saúde;
            ● valorizar o meio ambiente.

Conteúdo Programático

● água e meio ambiente;
● mudanças no corpo (crescimento);
● alimentação;
● higiene;
● estações do ano.
           
           


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